• Joana Morimitsu

Toxina Botulínica (BOTOX)

Atualizado: 9 de Nov de 2020

A toxina botulínica, conhecida principalmente pela marca BOTOX, é um medicamento desenvolvido no início dos anos 70s, com a finalidade de corrigir o estrabismo.


Em 1987, o relato de uma paciente que referiu a melhora das rugas glabelares após o tratamento de blefaroespasmo com a toxina, despertou o interesse do seu uso para fins estéticos. No ano de 1992 foi publicado o primeiro estudo do uso cosmético da toxina botulínica. Atualmente é o tratamento cosmético mais realizado no mundo.


O seu principal uso é para atenuar as rugas faciais, bem como pode ser usada para tratar as rugas do pescoço e decote e corrigir o sorriso gengival. Há também o uso terapêutico no tratamento do bruxismo, da cefaléia tensional e sequelas de AVC.


O seu mecanismo de ação é causar o relaxamento da musculatura, dessa forma atenuando as rugas de expressão bem como outras sintomas decorrentes de contrações musculares excessivas como no caso do bruxismo.


O início do efeito é observado após 24h e pode levar até 5 dias. Espera-se até 15 dias para notar o resultado final da aplicação, podendo ser necessária uma dose de reforço.


Em média a duração do tratamento é entre 4 a 6 meses. Alguns fatores interferem nessa duração como: prática intensa de desportos, uso de alguns medicamentos e algumas doenças.


Indicações: rugas de expressão, sorriso gengival, bruxismo, cefaléia tensional, estrabismo, blefaroespasmo (contrações palpebrais involuntárias), sequelas de AVC.


Contra-indicações: gravidez, miastenia gravis, infecção no local, alergia prévia ao medicamento.


Reações adversas: dor de cabeça, equimoses (nódoas negras), hematomas, alergia (muito rara).


Recomendações pós-procedimento: evitar deitar-se ou praticar atividade física nas 4h seguintes, evitar sauna, praia ou piscina nas primeiras 24h, não massagear a região tratada, evitar o uso de cosméticos nas primeiras 24h. Usar fotoproteção solar. Caso sinta dor de cabeça, poderá fazer uso de analgésicos.





#botox #pele #saúde #estética #rejuvenescimento

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tratamento químico para manchas na pele (peeling)

O peeling químico é um tratamento que consiste na aplicação de um ou mais tipos de ácidos sobre a pele. Alguns ácidos são capazes de desfazer a melanina (substância que dá cor à pele) e inibir a sua p

Alimentação saudável associada ao estilo de vida

Nos últimos anos tenho acompanhado a inquietude de inúmeras pessoas, homens e mulheres, nas mais diversas faixas etárias, pacientes ou não, em busca de uma saúde perfeita. Me contam histórias sobre te

Beber água durante as refeições. Pode?

Se você não tem refluxo gastroesofágico, não fez cirurgia bariátrica ou não tem baixo apetite, não há problema em ingerir água durante as refeições. 💦 Água não dilata o estômago e não atrapalha a dig

Horário de Funcionamento

Segunda-Sexta: 9:00 às 18:30

Sábados alternados: 9:00 às 16:30

Domingo: Fechado

Contacto: +351 218 207 195

                 +351 910 459 392

Inscreva-se para receber nossas Newsletters

Pré-Agendamento

  • Instagram
  • Facebook

© 2018-2021  Clinica Mirai.

Todos os direitos reservados.